quarta-feira, 7 de abril de 2010

TREINAMENTO FUNCIONAL


Para algumas pessoas, realizar atividades do dia a dia, como subir escadas ou agachar, pode não ser tão simples. Para isso, existem os exercícios funcionais, que objetivam aperfeiçoar a coordenação motora e a flexibilidade, desenvolvendo equilíbrio, resistência e velocidade.


O treinamento Funcional é uma preparação física, que tem por objetivo estar conectado à funcionalidade dos movimentos ou atividades. Tem a ver com função, como o nome diz. Se consultarmos o dicionário encontramos as seguintes definições:

* Treinamento: referente ao treino, treinar. Significa tornar apto para determinada tarefa ou atividade.

* Funcional: referente à função ou desempenho desta. Relativo às funções orgânicas vitais ou a sua realização.

Ou seja, o treinamento funcional nada mais é do que é uma sequência de exercícios feitos para que o indivíduo adquira ou recupere valências físicas que diminuem com o passar dos anos e com o sedentarismo. São feitos em pranchas de equilíbrio, bolas, elásticos e outros equipamentos que aumentam a dificuldade dos movimentos e a necessidade de uma coordenação motora bem desenvolvida.



Surgiu como uma nova vertente do treinamento esportivo de alto rendimento, e regido pelos Princípios Básicos de Treinamento, que seriam os da Especificidade, da Progressão, da Variação e da Transferência.

Os exercícios consistem basicamente em agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar com o objetivo de desenvolver equilíbrio, força, flexibilidade, resistência, coordenação e velocidade.

Estas qualidades são importantes para cumprirmos tarefas normais do cotidiano tais como: amarrar o próprio calçado, levantar da cadeira sem ajuda, agachar para pegar algo no chão sem perder o equilíbrio ou machucar as costas, alcançar objetos no alto, guardados acima da cabeça, sem sentir dor no ombro, caminhar nas ruas com equilíbrio e segurança, subir e descer degraus com mais firmeza nas pernas e principalmente, respirar melhor.


Tarefas aparentemente simples podem se tornar complicadas, causando transtornos porque as musculaturas não estão fortes o bastante para tais movimentos. Estando atrofiadas, algumas rígidas, dificultam a mobilidade e ficam vulneráveis às lesões. O desenvolvimento da força e flexibilidade pode ajudar a evitar problemas no dia-a-dia, tanto em tarefas domésticas quanto no trabalho, além de melhorar a estética corporal.


O Treinamento Funcional possibilita uma preparação para a execução de movimentos mais eficientes (aumento de performance) e a prevenção de lesões, tornando o corpo mais inteligente nesse processo, e fazendo acessível a qualquer indivíduo.


Tomando como referência o livro Exercícios Funcionais, tais exercícios têm como base, tanto prática como teórica, métodos estruturados de outras atividades como pilates, yoga, tai chi chuan, ginástica, facilitação neuromuscular proprioceptiva, etc., tornando-se assim, um método que engloba conceitos sólidos e bem fundamentados.


Os exercícios funcionais não têm como objetivo prevalecer sobre as outras atividades. Eles são mais uma opção de treinamento, uma ferramenta para os programas de exercícios.


Outra consideração importante é que, quando optamos por realizar exercícios funcionais, precisamos ter consciência que os mesmos necessitam de vários cuidados, precauções e orientação por não se tratar de uma atividade que vise puramente a força do músculo de forma isolada mas sim, a harmonia do movimento.


Todo exercíco quando praticado com objetivo de melhorar e manter a saúde física É FUNCIONAL, ou seja, sinônimo de longevidade e bem-estar!


A medicina preventiva é a melhor aliada da sua saúde. Os profissionais aptos para esta orientação são os educadores físicos, os nutricionistas funcionais, os osteopatas, os acupunturistas e os médicos. Em conjunto, eles irão orientá-lo da melhor maneira possível para que você cultive uma qualidade de vida melhor e aposte em um futuro saudável.


Portanto cuide-se permanentemente, sem sobrecargas e exageros, mantendo regularidade em seus exercícios físicos e equilíbrio emocional. Sorria sempre, seja otimista, tenha bom humor e ... mexa-se!

Terceira Idade !!!!!

AVALIAÇÃO ANATOMO-FUNCIONAL DA TERCEIRA IDADE

A Avaliação Funcional do IDOSO consiste em testes que visam diagnosticar alterações no aparelho locomotor, perda de mobilidade e destreza motora dentre outros agravantes que podem dificultar a realização de Atividades da Vida Diária (AVD), fornecendo, assim, dados relevantes para subsídiar a ação dos profissionais da área no que tange o desenvolvimento de atividades que promovam benefícios físicos para manutenção da autonomia do idoso.


Baseados nos resultados da BATERIA ESPECÍFICA de TESTES, poderão ser recomendadas algumas ações para melhoria de sua RESISTÊNCIA, RITMO, EQUILÍBRIO, FORÇA e DESTREZA nos MOVIMENTOS.


Para que o idoso possa ter uma vida normal e produtiva, ele deve realizar atividades físicas que sejam bem ORIENTADAS e SEGURAS, para que isso seja possível é fundamental uma Avaliação Física.


BATERIA de TESTE para TERCEIRA IDADE

* Teste de Marcha Estacionaria de 2 minutos (RIKLI e JONES 1999);

* Teste de LEVANTAR da CADEIRA em 30 segundos (RIKLI e JONES 1999);

* Teste de Flexibilidade - BANCO de WELL´s e DOLION;

* Teste de EQUILIBRIO ESTÁTICO com controle visual (WILLIAMS e GREENE 1990);

* LEVANTAR-SE do SÓLO em decubito dorsal (ANDREOTT e OKUMA 1999).


ALÉM DOS TESTE ESPECÍFICOS LISTADOS ACIMA, O IDOSSO SE BENEFICIARÁ COM ANAMNESE, RISCO DE CORONARIOPATIA, PERIMETRIA, COMPOSIÇÃO CORPORAL E DESVIOS POSTURAIS

INVESTIMENTO 45,00 (QUARENTA E CINCO REAIS)

Quero Iniciar meu programa de Treinamento

Prontidão para a atividade física

A atividade física regular é divertida e saudável. A cada dia há um número cada vez maior de pessoas que fazem exercício físico diariamente. Para a maioria das pessoas, ser mais ativo é muito mais saudável, te dar muito mais disposição para as tarefas do dia a dia.

Se você está pensando em iniciar um programa de treinamento ou aumentar substancialmente o seu nível de atividade física, comece por responder às nove perguntas seguintes, este Questionário sobre a Aptidão para o Exercício Físico vai lhe dar mais segurnaça antes de começar.

Ao responder a estas perguntas o bom senso é o seu melhor guia. Leia as perguntas atentamente e responda a cada uma delas com sinceridade:
Sim
Não

- Durante o último mês sentiu dores no peito enquanto fazia exercício físico?

- Está há pelo menos 6 meses sem praticar exercícios regularmente?

- O seu médico já lhe disse que tem um problema cardíaco e que só deve fazer atividade física sob recomendação médica?

- Já sentiu dores no peito mesmo sem esforço físico?

- Você acha que esta acima do peso?

- Perde o equilíbrio devido a tonturas ou chega a ficar inconsciente?

- Tem problemas ósseos ou articulares que possam piorar devido a alteração dos seus hábitos de exercício físico?

- Está a fazer medicação (por exemplo, diuréticos) para a tensão ou para um problema cardíaco?

- Conhece alguma outra razão que o impeça de fazer exercício físico?

Se respondeu "Sim" a uma ou mais das perguntas anteriores

Consulte pessoalmente seu médico, antes de começar a fazer exercício físico, ou antes, de avaliar a sua forma física. Fale ao médico os sintomas que está sentido e nas perguntas a que respondeu sim.

Após a liberação do seu médico você poderá iniciar seu programa de exercícios.
Ter uma limitação, não significa que não está apto a praticar uma atividade física. Os dados obtidos servem para respaldar o professor e a avaliado, dando segurança na prescrição do exercício.

Quer começar a fazer exercícios físicos? Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.

COLOQUE A PREGUIÇA PARA CORRER !!!!!!



É fácil arrumar desculpa para deixar a ginástica para depois. A preguiça não deixa você levantar do sofá. Ora o tempo está curto demais, ora a academia fica muito longe de casa. No seu horário a academia está lotada e não vai ter atenção do professor, não é mesmo?!!Para quem tem o costume de usar esse tipo de pretexto para não se engajar de verdade numa rotina de exercícios físicos...

Personal Trainer não é um luxo. É uma necessidade